quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fala galera!
Espero que meus relatos estejam sendo importantes aqui pro pessoal e como postei anteriormente vou continuando a saga do meu primeiro off seasion que foi de 4 meses.

Segunda parte:
Bem continuando sobre a parte de alimentação onde eu resolvi fazer uma coisa mais tranquila comendo de quase tudo que queria em grandes quantidades algo que eu sempre fiz foi a combinação de carbo/proteina,gordura/proteina.
Pq?Bem vou explicar:
os carboidratos que nós consumidos nos levam a ter um pico de insulina no nosso corpo e a insulina é um hormônio altamente anabólico.Isso se deve ao fator de aumentar a glicose por todos os tecidos do corpo,menos o cérebro se não me engano.A insulina faz o papel de regular esse metaolismo da glicose,ela vai aumentar a velocidade do transporte da glicose para dentro das células dos músculos não deixando ela ser como fonte de energia gerando glicogênioo nos músculos.
Vc pode escolher entre usar carbos de alto indice glicêmico e de baixos indices glicêmicos.Mas deve saber que quando vc usa um carbo de alto I.G e o pico de insulina sobe pode haver um efeito rebote de hipoglicemia,então galera cuidado na hora de fazer essas manutenções.Usando alimentos de baixo Ig na maior parte de nossas refeições manteriamos por mais tempo a insulina agindo e tb sem gerar picos evintando aquela geração de gordura,pois os gordinhos se dão mal ai quando comer muito de uma vez só e fazem que teu corpo gere muita insulina pra quebrar aquela glicose toda.As vezes pensamos q é só doce que tm glicose e na verdade temos os carbos de alto IG como um grande vilão.Quem nunca comeu aquela macorronada da vovó ou da mamãe e depois sentiu aquele sono violento,aquela moleza típica de quem vai passar o domingo inteiro vendo Faustão.hiauhiuaiha
isso pode ser um sinal de hipoglicemia e concerteza logo,logo vc terá fome novamente.Pode dizer que isso acontece com vc hein,hein,hein...?
uso os carbos de alto IG quando estou muuuito fraco devido uma atividade aeróbica muito grande ou um treino que foi muito forte(geralmente perna ou costas),então está outra dica de onde vc pode usar esse tipo de carbo.
pra quem faz musculação um macete pra vc aumentar seus niveis de insulina é o uso do aminoácido de cadeia ramifica denominado BCAA.Eu uso 10 gramas por dia mas sei de fisioculturistas que usam até 35 gramas.Até acredito que eu consuma mais através de outros alimentos,isso das 10 gramas são devido as suplementações.
Outro fato que gostaria de explicar do pq usar carbo de alto indice pós-treino visando um pico de insulina é por conta que exercicios liberam um outro hormonio chamado glucagon entra em ação fazendo com que baixe a insulina.
Digamos que a insulina e glucagon é como cão e gato,os 2 não vivem juntos e assim faz com que a sua glicose seja usada para tal atividade como a sua gordura como fonte de energia.Então vc vê como é interessante o trabalho com pesos não só pra ganho de massa como pra perda de gordura corporal.Já li que esse efeito sobre a liberação de insulina pode durar de 36 a 48 horas.
Agora o pq eu usava com proteina?Pq o carbo gerando a insulina faz com que a mesma facilite a síntese protéica nas células do corpo o que é deveras importante pra quem quer ganhar massa magra.Essa facilidade de aproveitar os nutrientes ainda se estendem por umas 2 horas sendo que quanto mais tempo após o treino menor fica sua intensidade,o que deveria ser feito é nesse periodo aumentar a ingestão de proteinas e aminoácidos de cadeia ramificada(aquele BCAA,se lembra?).
Pra finalizar,esse 2 combinados(carbos e proteina)auxiliam no processo de recuperação diminuem a degradação protéica e agem na ressíntese de glicogênio.

Pra dar uma forcinha vai ai alguns alimentos de baixo IG:
Batata-doce, cará, inhame, pão integral, arroz integral, macarrão integral e aveia.

FONTE de proteina(magra):peito de frango,atum,sardinha,presunto de peito de chester ou de peru.


Espero que vcs tenham assimilado alguma coisa e quanto há alguma dúvida é só deixar no coments que eu esclareço o que for,e é claro estou aberto pra aprender,então se falei besteira me corrijam.haha
no próximo falo sobre a combinação gordura/proteina que concerteza é de mais fácil assimilação.
se ficar pequeno o texto falo sobre minha suplementação nesse periodo de OFF.
abraços a todos!

6 comentários:

  1. Para mim q sou professora de educação física,
    foi um texto ótimo e bem informativo!!!
    Parabéns pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  2. Bruno, eu li o seu post e adorei.
    Bem eu geralmente como pão integral a noite, pq sou diabetica, e se eu ficar sem comer carbo eu passo mal no meio da madrugada...rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Belas dicas para um sedentário como eu... e´pero que eu volte aqui para assimilar mais coisas...
    Saúde é o que interessa o resto não tem pressa!!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  4. Que legal as suas dicas,gostei...
    Obrigada por ter me visitado, volte sempre.
    Vou te seguir tá?
    BjOs^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruno ! Pra comer carboidrato tem que ter equilibrio, então pode me interna que sou completamente desiquilibrada nessa parte... comer macarrão logo da fome, miojo então deveria ser servido de sobremesa, porque é acabar de comer e lá vem a campanhia da fome, hsushushua.... foi mto legal da sua parte comentar em blogs de ' gordinhas'( pelo menos no meu ) a Babi só está insatisfeita com o peso dela, o que é diferente de realmente precisar emagrecer, mais ela malha mtooo, super mulher mesmo...eu li seu 1º post sobre o cigarro e a sua decisão de mudar... pra ser tão determinado assim sempre há um incentivo, mais é dificil acha um realmente bom... aah então como vc não vai cobrar nada pelas minhas perguntas, á vai uma , haha ! Fazer esteira e depois bicicleta é bom ? pq já ouvi fala que bike e bicicleta engrossam as pernas... mais pra quem ta gordo vai é emagrecer e pra quem faz realmente musculação é q va engrossar ? hsushsushua, taa , pode me chamar de ameba :p

    ResponderExcluir
  6. nuss...não consegui postar comentário direito com meu nome e blog, kkkk, tive q usa um blog dos anos 50 que tive no blogspot kkkkkkkkkk....



    Luciana
    semprejaneiro.zip.net

    ResponderExcluir